Pages

domingo, 10 de março de 2013

Pronunciamento da Presidenta Dilma no dia internacional da mulher

Em pronunciamento oficial nesta sexta-feira, 8 de março, dia internacional da mulher, a presidenta Dilma Rousseff anunciou três grandes medidas que beneficiam a população brasileira: a eliminação dos impostos federais da cesta básica, a nova política federal de defesa do consumidor e a instalação de centros de atendimento integral à mulher, com espaços para organismos de combate à violência contra a mulher e de fomento ao empreendedorismo feminino.

A desoneração por parte do governo federal significa uma redução de pelo menos 9,25% no preço final de carnes e também em outros gêneros alimentícios, como o café, a manteiga e o óleo de cozinha. Os preços de sabonetes e pastas de dentes também podem cair em torno de 12,5%, o que vai depender também da boa vontade dos empresários, produtores e comerciantes. O governo federal já fez a parte dele: abriu mão de R$ 7,3 bilhões de reais por ano com a medida e aposta no aumento do poder de compra das pessoas para trazer benefícios imediatos na redução dos custos e expansão dos negócios. Cuidado rigoroso com o controle da inflação.
Outra medida anunciada pela presidenta foi a criação de uma nova política federal de defesa dos consumidores. As medidas específicas serão anunciadas no dia 15 de março, dia internacional do consumidor, e passam pela criação de novos instrumentos legais, por reforço e apoio às estruturas dos órgãos de defesa do consumidor, como os Procons, por conferir agilidade e efetividade nas respostas às demandas do consumidor, por cobrança de melhoria de serviços e mais transparência das empresas e do próprio governo, além de informa e conscientizar o consumidor dos seus direitos.
Sobre a igualdade de gênero, Dilma disse: “Trata-se de uma questão eminentemente estratégica. Nenhum país moderno pode desperdiçar a energia e o talento das mulheres, sob o risco de deformar o seu presente e comprometer o seu futuro. A desigualdade de gênero não é apenas socialmente maléfica,como economicamente destrutiva. Por sabermos disso, somos o governo com o maior volume de políticas públicas em favor da mulher, em nossa história”. Com essas palavras, a presidenta Dilma anunciou a instalação de modernos centros de atendimento integral à mulher, com setor de prevenção à violência contra a mulher, de um lado, e, de outro, com foco no empreendedorismo feminino.
Para encerrar seu pronunciamento, a presidenta Dilma fez um apelo e também transmitiu uma mensagem clara de alerta aos agressores de mulheres: “Se é por falta de amor e de compaixão que vocês agem assim, peço que pensem no amor, no sacrifício e na dedicação que receberam de suas queridas mães. Mas se vocês agem assim por falta de respeito ou por falta de temor, não esqueçam jamais que a maior autoridade deste país é uma mulher. Uma mulher que não tem medo de enfrentar os injustos e nem a injustiça. Esteja onde estiver. Viva o Dia Internacional da Mulher. Viva a mulher brasileira!”.
Do REDACAO BLOG LADO B
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário