DO BLOG DO IANE SALAZAR
O senador João Alberto (PMDB) deve ser eleito nesta quarta-feira presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado. O vice-presidente deverá ser o senador Gim Argello (PTB-DF).
Caso se confirme a previsão, será a terceira vez que o senador maranhense ocupa o cargo, um dos mais cobiçados da Casa. O fato é inédito no Senado. João Alberto já presidiu o órgão por duas vezes, entre 1999 e 2007.
O conselho é responsável por propor sanções aos senadores que praticarem atos contra a ética e o decoro parlamentar, entre elas, a perda do mandato. O colegiado é composto por 15 titulares e 15 suplentes, com mandatos de dois anos.
O senador explicou ontem a O Estado que a denúncia envolvendo Roberto Requião (PMDB-PR), acusado de tomar o gravador de um jornalista por não ter gostado de uma pergunta feita pelo profissional, deve ser analisada primeiramente pelo corregedor da Casa. O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) foi eleito ontem para o cargo.
“Para apurarmos algum ato tido como ilícito de um membro do Senado, é preciso que haja a representação feita pelo corregedor. Só após essa etapa, caso o corregedor entenda ser necessária a representação, é que o Conselho de Ética é acionado”, disse.
Veja os senadores indicados para o Conselho de Ética:
Pelo PMDB, integrarão o conselho os senadores Lobão Filho (MA), João Alberto (MA), Renan Calheiros (AL) e Romero Jucá (RR). Como suplentes, foram indicados os senadores Wilson Santiago (PB), Valdir Raupp (RO) e Eunício Oliveira (CE).
O PT indicou os senadores Humberto Costa (PE), Wellington Dias (PI) e José Pimentel (CE) e, como suplentes, Anibal Diniz (AC), Walter Pinheiro (BA) e Ângela Portela (RR).
Do PSDB, os indicados são os senadores Mário Couto (PA) e Cyro Miranda (GO). Os suplentes são Paulo Bauer (SC) e Marisa Serrano (MS).
O PTB e o DEM indicaram como titulares os senadores Gim Argello (PTB-DF) e Jayme Campos (DEM-MT). Como suplentes, foram indicados, respectivamente, João Vicente Claudino (PTB-PI) e Maria do Carmos Alves (DEM-SE).
O PR, o PP, o PDT e o PSB indicaram Vicentinho Alves (PR-TO), Ciro Nogueira (PP-PI), Acir Gurgacz (PDT – RO) e Antônio Carlos Valadares (PSB-SE). Nenhum dos quatro partidos indicou suplentes até agora.
Fonte: blog do Décio
Nenhum comentário:
Postar um comentário