Pages

segunda-feira, 3 de outubro de 2011


Bom Jesus das Selvas-MA. Para onde vai o lixo produzido na cidade?
O Blog BJSNOTICIAS, realizou uma visita de campo ao Aterro Sanitário de Bom Jesus das Selvas, aproximadamente 5 km distante da cidade, onde constatamos os seguintes dados:
                                        
 Segundo o Senhor Daniel Botelho Sobrinho responsável pela compra e revenda do lixo coletada pelos catadores, o Aterro Sanitário recebe cerca de 4.000 (quarto mil quilos) de lixos por dia; dentre eles: Papel, Metal, Vidro, Plástico, Madeira e Orgânico. Vale ressaltar que esses materiais são somente da sede, fora o lixo que é produzido nos assentamentos, fazendas, balneários e etc.
 
 Mas existem também os materiais não recicláveis: Exemplo, PAPÉIS carbono, fotografia, papel higiênico e engordurado; PLÁSTICOS- cabos de panelas e pedaços de isopor; VIDROS- espelhos, vidros planos, porcelanas, pirex, cerâmicas, tubos de TV, e ampolas térmicas; Orgânicos - resto de comida processada; MISTOS DE VÁRIOS MATERIAS- chicletes, tocos de cigarro, papéis metalizados e plastificados. METAL- chips, grampo e esponja de aço; LIXO TÓXICO- pilhas, baterias de celular, lâmpadas, mercúrio, tintas, produtos de limpeza e outros. Produtos esses que causam contaminações e doença graves ao sem humano. Esses materiais não são reciclados.

 Em entrevista feita por nós alunos da escola Padre Luiz Montovane, segundo o senhor Daniel, atualmente não existe uma Associação de catadores de lixo no município e nem um número exato de pessoas que trabalham nessa atividade algo que facilitaria muito na execução do trabalho dos catadores. Mas algumas pessoas sobrevivem deste trabalho como é o caso do casal Lívia Correia de Sousa de 33 anos e Sebastião Marque de 31 anos.

Outro exemplo é o caso do Senhor Marculino da Silva de 72 anos (Natalino), a esposa Mª das Graças Marques da silva de 44 anos e a filha Antônia Marques cuja mesma não soube responde qual a própria idade. Segundo eles chegam a ter uma renda mensal de300 a 400 reais.
 O lixo selecionado é levado para a cidade de Imperatriz onde é prensado, reciclado e transformados em embalagens e outro produto comercializados, graças a essas famílias que contribuem com a limpeza no Município. Deixamos aqui o nosso recado: O maior Sábio é aquele que ignora a sua própria ignorância. (Jean Pessoa Gomes)
Mauro Sérgio...

Nenhum comentário:

Postar um comentário