Pages

terça-feira, 30 de agosto de 2011


Depois do tambor de crioula em 2007, agora foi a vez do bumba-meu-boi.
Em reunião realizada nesta terça-feira em Brasília, o Conselho Consultivo do do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) aprovou o Complexo Cultural do Bumba-meu-boi do Maranhão como Patrimônio Cultural do Brasil.

Boi de Guimarães São Luís do Maranhão. Foto: Marco Antonio Sá/Kino
Representantes do Iphan, secretários de Estado e integrantes de grupos de bumba-meu-boi de diversos sotaques comemoraam a conquista ao lado da governadora Roseana Sarney, no Palácio dos Leões. A governadora e convidados assistiram a reunião, via videoconferência.
A proposta foi apresentada ao Iphan pela Comissão Interinstitucional de Trabalho no ano de 2008. A comissão é composta pela Superintendência Regional do Iphan e atual Superintendência do órgão no Maranhão, Secretaria de Estado de Cultura, Fundação Municipal de Cultural, Comissão Maranhense de Folclore, Grupo de Pesquisa Religião e Cultura Popular da UFMA, representantes dos Grupos de Bumba-meu-boi dos Sotaques da Baixada, Matraca, Zabumba, Costa-de-mão, Orquestra e de Bois Alternativos.
Roseana Sarney destacou o momento como sendo de grande orgulho, não só para quem esteve presente no momento do anúncio, como para todo o povo do Maranhão. “É bom saber que o nosso patrimônio agora será de todo o Brasil”, afirmou emocionada.
A historiadora Zelinda Lima, que acompanhou de perto o processo de registro, também ficou emocionada e, principalmente, surpresa com o reconhecimento. “Eu sinceramente jamais imaginei que esse dia iria chegar. Hoje é um dia de grande emoção para todos que estão aqui e para todos os maranhenses”, ressaltou.
Ao fim da votação, a governadora falou sobre os planos de comemoração do título: “Vamos fazer uma festa sim para comemorar este momento e pretendemos que seja quando a comissão vier entregar o título. Queremos que a ministra, os conselheiros, principalmente, o Luís Felipe Andrés, que defendeu este voto de maneira tão dedicada, compartilhem dessa festa com a gente”, finalizou.

Do blog do Decio

Nenhum comentário:

Postar um comentário