Pages

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Bom Jesus das Selvas/ Água um problema Crônico.


Fonte: http://www.ianesalazar.blogspot.com


Já dizia a musiquinha: Lá vem Maria lata D'água na cabeça
A cidade fica localizada na região da pré- Amazônia maranhense e sua população é de 28.  459 habitantes segundo (IBGE - CENSO 2010).

E desde o surgimento do povoado até os dias atuais um problema rotineiro incomoda a população, ÁGUA, água? Sim, água mesmo, ou melhor a falta de água.

Nas décadas de 70, 80 eté 90 o único meio que existia para água chegar até as residências dos moradores era em costas de animais ou em carros de mão, meio muito utilizado por eles.

A população utilizava água de poços artesianos ou do rio pindaré que passa a três km da cidade, hoje, em pleno século XXI, a era da tecnologia é difícil acreditar, más o problema continua.

Um sistema de abastecimento com água jorrando nas torneiras era tudo que, principalmente as donas de casas sonhavam, o sistema está aí, já faz (13) anos, porém funciona de forma precária e lenta.

A população está sem água, já faz mais de duas semanas, más já ouve situações aqui, que a população ficou mais de três meses sem água em suas casas, a BR 222 que corta a cidade foi interditada pelos moradores, paus e pneus foram queimados em forma de manifesto para chamar atenção das autoridades em 2009. “não resolveu

Famílias enchendo seus vasilhames

Veja como eles passam a bola e o povo continua no sofrimento:
A CAEMA diz que: não tem condições de reestruturar o sistema, pois o investimento é alto, é necessário parceria com o município ou estado.

O Município diz que: esse é um problema da CAEMA, já o estado anuncia que o mais rápido possível terá investimentos para a CAEMA cuidar de casos emergenciais como Bom Jesus das Selvas.

Enquanto a bola passa pra lá e pra cá, nossos filhos revivem a história de (13) anos atrás: lata d’água na cabeça, carros de mão, Ca rotes, garrafas Pete e filas enormes se formam, no Posto Santa Maria, Na Fazenda do Sr. Zé Osvaldo e no reservatório da CAEMA em busca do liquido precioso chamado ÁGUA.

Analise comigo:
Governar é cuidar bem das pessoas: Dessa forma

Veja fotos do Sistema de Abastecimento D’água de Bom Jesus das Selvas em uma rápida passagem minha por lá:
Adicionar legenda

Reservatório


ETA(Estação de Tratamento)




Nenhum comentário:

Postar um comentário