Pages

sábado, 30 de julho de 2011

BOM JESUS DAS SELVAS-MA. 
Secretaria de Assistência Social realiza1ª Conferência Municipal dos direitos da pessoa Idosa.
1ª Conferência Municipal dos Direito da Pessoa Idosa de Bom Jesus das Selvas-MA, ocorreu nos dias 27 e 28 de julho de 2011 no centro de convivência Rua dos Jambeiros s/n Centro, tendo como conferencista  o enfermeiro Marcos Carvalho de São Luis – MA. Tema central; “O COMPROMISSO DE TODOS PARA UM ENVELHECIMENTO DIGNO”;. Tendo como caráter deliberativo constituir instância democraticamente de discussão, participação, acompanhamento e construção coletiva de compromissos com um envelhecimento digno para a pessoa idosa legitimada um Estado de direitos. Objetivo: debater temas relevantes para um envelhecimento digno, assim como os avanços e desafios na consolidação das políticas Nacional, Estadual e Municipal na perspectiva de sua efetivação. 
A 1ª Conferencia Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa aconteceu em Brasília de 23 a 26 de Maio de 2006 cujo tema “Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa”.
A 4ª Conferência Estadual do Idoso foi realizada no domingo, 17 de julho, no Teatro Dante Barone na Assembléia Legislativa, com a aprovação do Fundo Estadual do Idoso Junto com o fundo foram aprovadas mais de 30 deliberações. Doze delas serão encaminhadas ao Conselho Nacional do Idoso. Na lista de deliberações que irão para Brasília, está a garantia de participação dos idosos das zonas rural e urbana nas políticas públicas das três esferas de governo, a inclusão de exames mais complexos no Sistema Único de Saúde (SUS) e a contratação de médicos geriatras e de mais profissionais especializados na área para o atendimento dos idosos em ambulatórios e unidades de saúde.
Segundo a senhora Dgnone Maria dos Reis Soares, presidenta do (Conselho Municipal do Idoso), a Secretaria de Assistência Social já vem exercendo algumas atividades em Bom Jesus das Selvas, com apoio técnico do Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS). Cerca de (900) idosos com idades de 60 anos para homens e 55 para mulheres estão cadastrados e participam do programa da melhor idade. Exemplo; Educação física, fisioterapia, e o baile da terceira idade que acontece na ultimam sexta feira de cada mês participando também de distribuição de presentes para os aniversariantes do mês.
  




Nenhum comentário:

Postar um comentário