Pages

terça-feira, 7 de junho de 2011

BOM JESUS CHORA A MORTE DE UM HERÓI.

Morreu aos (84) anos, o Senhor Manoel Dos Santos Gonçalves popular (Neco). 1° morador e fundador da cidade de Bom Jesus das Selvas-MA.

Manoel Dos Santos Gonçalves

 Neco como era conhecido já estava doente há muito tempo. Ele era hipertenso e diabético,  e morreu no domingo dia (05) pela manhã. O corpo foi sepultado na segunda feira (06) de junho de 2011 as 10: hs no cemitério local.
  
Manoel Dos Santos Gonçalves


Neco nasceu em 16 de fevereiro de 1927 no município de Caxias- MA. Filho do casal Mariano de Brito Gonçalves e Domingas dos Santos. Eram 16 irmãos sendo Neco o 3° mais velho na ordem cronológica. Neco era católico praticante e chegou a Bom Jesus Das Selvas em 1970 Teve apenas (06) filhos do seu 1° casamento: Raimundo Soares, Ildeana, Hildete, Francisco, José e Manoel.

As primeiras idéias para que km 100 passasse a ser conhecido como cidade (Bom Jesus das Selvas), foi graças a uma viagem que sua 2ª esposa (Rosa) fez a São Paulo trazendo consigo a imagem de Bom Jesus para colocar na capela. Em setembro de 1975, o Padre Ivo Ritle em um jantar perguntou o porquê do nome “km 100” para aquele lugar? Neco explicou que era devido a distancia até Açailandia. Quanto o termo “das Selvas” o próprio Padre sugeriu devido à região naquela época ser cercada de muitas matas.

Manoel Dos Santos Gonçalves


Na missa, Sr. Neco falou sobre a imagem, sensibilizando as pessoas para que seus estímulos de fé fossem despertados de tal modo que com a construção da paróquia local fosse nomeada pelo nome do Santo (Bom Jesus da Divina Misericórdia).

Manoel Dos Santos Goçalves


O nome eleito representava e representa marcas de nossa história, crenças e valores de nossa gente. Neco foi um homem ousado. Lutou incansavelmente ao lado do povo e muito contribuiu para o desenvolvimento desde o surgimento do povoado km100 a emancipação da cidade e continua sendo no contexto histórico um exemplo de fé, bravura e perseverança.












Mauro Sérgio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário