Pages

segunda-feira, 21 de março de 2011

Tragédia em Bom Jesus das Selvas

Criança de Apenas (08) oito anos de idade morre afogada depois de ser arrastada por uma correnteza na principal Avenida da cidade.
  
O garoto Francisco Albuquerque Pacheco Filho, tinha apenas (08) oito anos de idade. Segundo informações da família, ele brincava na casa de um amiguinho. Quando voltava para casa foi arrastado pela correnteza e caiu dentro de um buraco na principal avenida da cidade, ao lado da BR 222. O GAROTO foi arrastado pela correnteza quando atravessava a Avenida JK por volta das 19:00hs (dezenove horas)  da quarta feira 09 (nove) de Março . O amiguinho Francisco Lima Gomes de apenas (09) nove anos de idade que estava junto, contou que ainda ouviu o pedido de socorro do coleguinha e saiu correndo a procura de ajuda.   As buscas pelo garoto se estenderam por toda a noite com ajuda de moradores, parentes e amigos da família, mesmo debaixo de muita chuva. Só na quinta feira 10(Dez), por volta das 05h30min (cinco e meia) da manhã o corpo de  Francisco Silva Pacheco foi encontrado por um morador no quintal da própria casa cerca de 300 metros do local onde a criança tinha caído.

LOCAL ONDE O GAROTO CAIU




Os Moradores do município de Bom Jesus das Selvas MA, a mais de 10 anos convivem com um enorme problema. Uma CRATERA que fica na parte baixa da cidade e tem aproximadamente 150 metros de profundidade e mais de 400 de comprimento, ameaça engolir a cidade, e aos poucos está destruindo ruas como: 02 de abril, 07 de setembro, Magalhães Pinto, 15 de novembro. Quando chega o período de fortes chuvas, a situação se agrava ainda mais com os desmoronamentos. Segundo levantamento feito pela defesa civil 160 (cento e sessenta) famílias moram nesta área de risco. Como é o caso do Senhor FRANCISCO PEREIRA SILVA, morador da Rua 13 de maio há 25 anos que nos revelou: “A minha vontade mesmo é que o Governo Municipal possa nos indenizar, pois não temos para onde ir e somos obrigados a conviver com o problema e nada é feito para nos ajudar”. As ruas mais afetadas pela erosão são: Trav. Rio Azul, Travessa são João, Rua 15 de Novembro, Av. JK e Rua Bela vista que praticamente já desapareceu. Dados importantes estão relacionados ao crescimento do problema: Desmatamento nas encostas da CRATERA, extração ilegal de material para a construção civil.  E um fator principal; 90% das águas das chuvas são despejadas na CRATERA por não ter outra via de escoamento.



       A CRATERA tem sido notícia e alvo político em período eleitoral. Em 2002 o deputado federal Sebastião Madeira do partido PSDB, usou a tribuna da câmara dos deputados para falar desse problema e pediu uma solução urgente ao governo federal. Em 2010, Bom Jesus das Selvas recebeu a visita do DEP. Federal Davi Alves Silva Junior (Davizinho) do partido PL-MA que fez questão de conhecer o problema de perto e pediu um diagnóstico da situação e fotografias do local para que fosse encaminhada à ministra da casa civil na época DILMA Rounshef, para que tomasse conhecimento do problema. - (07) sete anos se passaram e a situação só não continua a mesma por que ficou pior; A CRATERA SÓ AUMENTA CADA DIA


   - segundo os moradores da cidade ate o presente momento nada foi feito por parte dos governantes; Municipal, Estadual e Federal.



Mauro Sérgio

Nenhum comentário:

Postar um comentário